Cloro, o regulador dos líquidos do organismo humano

Entre as funções do cloro está o controle do pH do organismo humano.

 

Essencial para a saúde do ser humano, o cloro desempenha funções vitais como por exemplo, regular os fluidos, função que executa associado ao sódio e ao potássio. O mineral também controla o pH do organismo, equilibrando os níveis de acidez. A deficiência de cloro no corpo humano causa problemas digestivos, nos dentes, contraturas musculares e perda de cabelo.

A maior parte do mineral é excretada pelos rins e pelo suor. É importante reforçar que, nas situações de perda de sódio (diarreia, vômitos, sudorese excessiva), perde-se também cloro.

Para as plantas, a necesidade de cloro está relacionada à fotossíntese, pois o mineral participa da fotólise da água. Porém, ao contrário do que ocorre com o homem, para as plantas, o cloro é um micronutriente, ou seja, as plantas precisam de apenas pequenas quantidades desse elemento.

Cloro insuficiente causa clorose (amarelecimento), deformação e murchamento nas folhas, além de mau desenvolvimento radicular. Em excesso, ocorre queima das bordas das folhas e atraso de sua maturação“, destaca o engenheiro agrônomo Valter Casarin, diretor científico do Nutrientes para a Vida (NPV), iniciativa que busca informar sobre a necessidade nas plantações.