Magnésio, essencial para a fotossíntese

Magnésio é um  mineral essencial para a fontossíntese. Sem ele, as plantas ficam amarelas e os frutos se degeneram.

 

 Assim como as plantas,  ser humano também precisa de nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento saudável.

No organismo humano, o magnésio age na síntese de proteínas e de energia, sendo ainda crucial para a contração e o relaxamento muscular, desobstrução dos vasos sanguíneos, além de agir como um tranquilizante natural.

Estudo com mais de 1 milhão de pessoas ,das universidades de Zhejiang e Zhengzhou, na China, aponta que a maior presença do magnésio na alimentação diminui o risco de derrames, insuficiência cardíaca, diabetes tipo 2 e de morte precoce.

Sem o magnésio, o homem pode ter vasodilatação, hiper-irritabilidade neuromuscular, palidez, cianose, queda de cabelo, lesões na pele, além de alterações da personalidade como: ansiedade, irritabilidade, emotividade excessiva, quadros depressivos e agitação.

Na infância a carência da substância pode causar hiperatividade; perda de apetite, vômito, fadiga, alteração do sistema nervoso central e diminuição da capacidade de concentração, entre muitos outros sintomas.

 

PLANTAS E SOLO

 

O magnésio é um nutriente essencial para a fotossíntese, pois é o átomo central da molécula de clorofila. A clorofila necessita de 15 a 20% do total de magnésio presente na planta. Esse macronutriente participa dos principais processos metabólicos das plantas assim como da formação proteíca e da formação da clorofila.

A carência do magnésio no solo acarreta o amarelecimento das folhas e afeta funções, estuturas e crescimento, produzindo frutos degenerados, inibindo a fixação do gás carbônico, o que influencia diretamente na fotossíntese. Nos cereais, a carência de magnésio resultará em diminuição de grãos por espiga”, explica o engenheiro agrônomo Valter Casarin, consultor científico da NPV (Nutrientes para a Vida), iniciativa que busca informar sobre o uso de nutrientes para a produção de alimentos de qualidade, entre outros pontos.