INTEGRANTES DA NUTRIENTES PARA A VIDA

HEITOR CANTARELLA

Heitor Cantarella é Engenheiro Agrônomo (FCA Unesp, Botucatu) com Mestrado e Ph.D. em Fertilidade do Solo pela Iowa State University, EUA. É chefe do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico de Campinas, integrante do grupo coordenador do Programa de Bioenergia da FAPESP (BIOEN) e coordenador da Iniciativa Nutrientes para a Vida no Brasil. É co-editor do Boletim de Recomendações para Fertilizantes e Calagem do Estado de São Paulo e publicou mais de 130 artigos em periódicos. Seus atuais projetos de pesquisas envolvem estudos sobre culturas para produção de energia renovável, eficiência do uso de fertilizantes, nutrição da cana-de-açúcar e impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa de fertilizantes e resíduos. Entre os reconhecimentos profissionais recentes estão os Heróis da Revolução Verde Brasileira (2015), o Prêmio IPNI em Nutrição de Plantas (2016) e o Prêmio Norman Borlaug da IFA (2017).

Currículo:  http://lattes.cnpq.br/1489638551264369




LUIS PROCHNOW

Luis Prochnow é Engenheiro Agrônomo, graduado pela UNESP/Botucatu, especialista em nutrição de plantas, recomendações de calagem, gessagem e adubação de culturas comerciais. Mestre pelo centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo e Doutor no curso de Solos e nutrição de plantas pela ESALQ/USP. É pesquisador visitante no IFDC, Centro Internacional de desenvolvimento de fertilizantes, EUA. Professor da ESALQ/USP e Diretor no Brasil do IPNI – International Plant Nutrition Institute. Possui mais de 70 trabalhos publicados no Brasil e exterior, é autor de capítulos de livros e Coordenador da iniciativa Nutrientes Para a Vida.




ANTÔNIO ROQUE DECHEN

Professor Titular da Universidade de São Paulo, foi Diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (2007-2010). Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo (1973), Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1979), Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1980). É diretor da Fundação Agrisus. Presidente do Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). Coordenador do Núcleo de Apoio a Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade da USP (2007-2016). Membro da Comissão de Planejamento da USP (2008-2010). Foi Diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (1993-1999) e Diretor Presidente (1999-2006). Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (1988-1995) e Coordenador (1994-1995). Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da ESALQ/USP (1992 e 1993). Publicou 108 artigos em periódicos, 8 livros, 38 capítulos de livros, orientou 18 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado.




COORDENADOR CIENTÍFICO NPV

VALTER CASARIN

Valter Casarin graduou-se em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas em 1994, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Foi professor nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal na Universidade de Taubaté e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça. Atualmente é professor do Curso de Especialização em Solos e Nutrição de Plantas, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP e Consultor Científico da iniciativa Nutrientes para a Vida.




EMBAIXADORES

São os representantes para divulgação da NPV nas suas respectivas regiões.

CARLOS CESAR BREDA

Graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Câmpus de Botucatu, SP, Brasil (1993). Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Agronomia, respectivamente nos anos de 1999 e 2003, pela FCA/UNESP-Botucatu através do Programa em Energia na Agricultura. Atualmente é Professor Adjunto IV no Câmpus Universitário de Sinop, da UFMT (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO), onde foi Coordenador do Curso de Agronomia/ICAA/CUS, entre 2010 e 2014. Atua na Iniciativa Nutrientes para a Vida como multiplicador para a Região Centro Oeste.




RAFAEL OTTO

Rafael Otto é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, possui Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, Doutorado sanduiche na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos e Pós Doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Atualmente é Professor de Adubos e Adubação do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, Orientador do Grupo de Apoio a Pesquisa e Extensão (GAPE) e Diretor do Núcleo Estadual São Paulo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.