INTEGRANTES DA NUTRIENTES PARA A VIDA

HEITOR CANTARELLA

Heitor Cantarella é Engenheiro Agrônomo (FCA Unesp, Botucatu) com Mestrado e Ph.D. em Fertilidade do Solo pela Iowa State University, EUA. É chefe do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico de Campinas, integrante do grupo coordenador do Programa de Bioenergia da FAPESP (BIOEN) e coordenador da Iniciativa Nutrientes para a Vida no Brasil. É co-editor do Boletim de Recomendações para Fertilizantes e Calagem do Estado de São Paulo e publicou mais de 130 artigos em periódicos. Seus atuais projetos de pesquisas envolvem estudos sobre culturas para produção de energia renovável, eficiência do uso de fertilizantes, nutrição da cana-de-açúcar e impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa de fertilizantes e resíduos. Entre os reconhecimentos profissionais recentes estão os Heróis da Revolução Verde Brasileira (2015), o Prêmio IPNI em Nutrição de Plantas (2016) e o Prêmio Norman Borlaug da IFA (2017).

Currículo:  http://lattes.cnpq.br/1489638551264369




LUIS PROCHNOW

Luis Prochnow é Engenheiro Agrônomo, graduado pela UNESP/Botucatu, especialista em nutrição de plantas, recomendações de calagem, gessagem e adubação de culturas comerciais. Mestre pelo centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo e Doutor no curso de Solos e nutrição de plantas pela ESALQ/USP. É pesquisador visitante no IFDC, Centro Internacional de desenvolvimento de fertilizantes, EUA. Professor da ESALQ/USP e Diretor no Brasil do IPNI – International Plant Nutrition Institute. Possui mais de 70 trabalhos publicados no Brasil e exterior, é autor de capítulos de livros e Coordenador da iniciativa Nutrientes Para a Vida.




ANTÔNIO ROQUE DECHEN

Professor Titular da Universidade de São Paulo, foi Diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (2007-2010). Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo (1973), Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1979), Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1980). É diretor da Fundação Agrisus. Presidente do Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). Coordenador do Núcleo de Apoio a Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade da USP (2007-2016). Membro da Comissão de Planejamento da USP (2008-2010). Foi Diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (1993-1999) e Diretor Presidente (1999-2006). Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (1988-1995) e Coordenador (1994-1995). Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da ESALQ/USP (1992 e 1993). Publicou 108 artigos em periódicos, 8 livros, 38 capítulos de livros, orientou 18 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado.




DOUGLAS GUELFI

Douglas Guelfi é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) com Mestrado em Ciência do Solo pela mesma instituição e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Brasília (UnB). É Professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (DCS/UFLA), responsável pelo Laboratório de Corretivos e Fertilizantes e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFLA) que têm conceito 7 na avaliação da CAPES. As minhas pesquisas estão relacionadas a nutrição e adubação do cafeeiro, milho e soja e, também, a inovações e tecnologias que promovam o aumento da eficiência do uso de nutrientes e da qualidade dos fertilizantes utilizados na agricultura.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1620819894884512




ANA PAULA CORGUINHA

Ana Paula Corguinha graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É mestre e doutora em Ciência do Solo pela UFLA e parte de seu doutorado foi realizado na Universidade de Wageningen, na Holanda. Atualmente, é pesquisadora no Departamento de Ciência do Solo da UFLA e atua em pesquisas na área de fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas, com foco especial em biofortificação de culturas básicas da dieta humana com elementos essenciais, como zinco, ferro, selênio e iodo. Faz parte da equipe brasileira que desenvolve as atividades do projeto mundial HarvestZinc Fertilizer, uma iniciativa do programa HarvestPlus. Possui diversos trabalhos técnicos-científicos apresentados em eventos no Brasil e no exterior.




COORDENADOR CIENTÍFICO NPV

VALTER CASARIN

Valter Casarin graduou-se em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas em 1994, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Foi professor nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal na Universidade de Taubaté e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça. Atualmente é professor do Curso de Especialização em Solos e Nutrição de Plantas, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP e Consultor Científico da iniciativa Nutrientes para a Vida.




EMBAIXADORES

São os representantes para divulgação da NPV nas suas respectivas regiões.

VOLNEI PAULETTI

Volnei Pauletti é Engenheiro Agrônomo (UFPR – Curitiba) com Mestrado em Ciência do Solo e Doutorado em Agronomia: Produção Vegetal pela UFPR. Atuou como pesquisador por 12 anos na Fundação ABC em Castro – PR. Em 2008 iniciou como professor de Nutrição de Plantas na UFPR, onde atualmente ocupa o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e coordena o Laboratório de Nutrição de Plantas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, fertilidade do solo e adubação de espécies cultivadas, nutrição de espécies anuais, olerícolas e potenciais, ciclagem de nutrientes em cultivos agrícolas e produção de energia a partir de biomassa residual agrícola. É coordenador e editor do Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná e publicou 59 artigos científicos e mais de 15 livros ou capítulos de livros.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2692374476950794




SIMONE DA COSTA MELLO

Simone da Costa Mello é Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP), Campus de Jaboticabal (1990). Possui Mestrado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP. Realizou Pós-Doutorado na Universidade da Flórida USA (2012-2013) e Livre-docência pela ESALQ/USP (2015). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo junto ao Departamento de Produção Vegetal e docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da ESALQ. Tem experiência na área de cultivo protegido de hortaliças em substratos e sistemas hidropônicos. Também atua na área de produção de hortaliças de folhas, frutos e flores em campo. Seus atuais projetos de pesquisa envolvem estudos sobre iluminação artificial, uso de bioestimulantes no alívio dos estresses térmicos e hídricos e manejo da nutrição de hortaliças. Entre os reconhecimentos profissionais, recentemente recebeu o Prêmio Brasil Hidroponia (2016).

Currículo: https://wwws.cnpq.br/4292525365636154




CARLOS CESAR BREDA

Graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Câmpus de Botucatu, SP, Brasil (1993). Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Agronomia, respectivamente nos anos de 1999 e 2003, pela FCA/UNESP-Botucatu através do Programa em Energia na Agricultura. Atualmente é Professor Adjunto IV no Câmpus Universitário de Sinop, da UFMT (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO), onde foi Coordenador do Curso de Agronomia/ICAA/CUS, entre 2010 e 2014. Atua na Iniciativa Nutrientes para a Vida como multiplicador para a Região Centro Oeste.




RAFAEL OTTO

Rafael Otto é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, possui Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, Doutorado sanduiche na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos e Pós Doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Atualmente é Professor de Adubos e Adubação do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, Orientador do Grupo de Apoio a Pesquisa e Extensão (GAPE) e Diretor do Núcleo Estadual São Paulo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.